O conceito de interculturalidade
está diretamente relacionbado com o conceito de educação, tanto um quanto outro
são exigidos pela sociedade atual. Fenômenos como complexidade e
multiculturalidade tem ligações intrínsecas ao mundo de hoje , tendo em vista,
a globalização,povos migrando de um lugar para outro, minorias, hegemonias, e
outros fenômenos sociais são realidades. A interculturalidade tem como desafio
o fenômeno da globalização, levam-se em consideração algumas implicações, étnicas
e culturais. No que tange identidade, homegeneidade e diversidade, esses eixos
definem a interculturalidade, no âmbito da educação e suas instituições, entre
os agentes os meios de desenvolvimento. Há também a formação de valores: paz, cidadania,
direitos humanos, a igualdade, tolerância, educação multicultural. A
interculturalidade não visa apenas à educação, mas também, a integração dos
grupos sociais em sua plenitude, perante o individualismo e a cultura
consumista e imediatista da globalização. A interculturalidade pressupõe que o
estado deva trabalhar com base em uma educação democrática, transnacional, bem
como a oposição à supremacia de culturas sobre outras. A interpretação hermética
desses conceitos de valores como parte de uma cidadania global, educação, fusão
da sociedade, justa, responsável, solidária tem como objetivo manter as
diferenças culturais sem sobreposições e intolerâncias, ou seja, a sociedade
moderna caminha no sentido transversal da interculturalidade que se coloca como
instrumento para amenizar as diferenças. Pretende-se pensar em uma globalização
de valores, de cultura, de formação, de identidades e de cidadania plena.
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