quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

SIGNIFICADO DE ARTE

Arte
substantivo feminino
  1. 1.
    habilidade ou disposição dirigida para a execução de uma finalidade prática ou teórica, realizada de forma consciente, controlada e racional.
  2. 2.
    conjunto de meios e procedimentos através dos quais é possível a obtenção de finalidades práticas ou a produção de objetos; técnica.

O que é Arte: 

Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepçãoemoções ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente.
A arte está ligada à estética, porque é considerada uma faculdade ou ato pelo qual, trabalhando uma matéria, a imagem ou o som, o homem cria beleza ao se esforçar por dar expressão ao mundo material ou imaterial que o inspira. Na história da filosofia tentou se definir a arte como intuição, expressão, projeção, sublimação, evasão, etc. Aristóteles definiu a arte como uma imitação da realidade, mas Bergson ou Proust a veem como a exacerbação da condição atípica inerente à realidade. Kant considera que a arte é uma manifestação que produz uma "satisfação desinteressada".
De acordo com o Romantismo, Vitalismo, Fenomenologia, Marxismo, surgem também outras e novas interpretações de "arte". A dificuldade de definir arte está na sua direta relação e dependência com a conjuntura histórica e cultural que a fazem surgir. Isso acontece porque quando um estilo é criado e estabilizado, ele quebra com os sistemas e códigos estabelecidos.
Arte é um termo que vem do latim, e significa técnica/habilidade. A definição de arte varia de acordo com a época e a cultura, por ser arte rupestre, artesanato, arte da ciência, da religião e da tecnologia. Atualmente, arte é usada como a atividade artística ou o produto da atividade artística. A arte é uma criação humana com valores estéticos, como beleza, equilíbrio, harmonia, que representam um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras.
Para os povos primitivos, a arte, a religião e a ciência andavam juntas na figura, e originalmente a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades.Para os gregos, havia a arte de se fazer esculturas, pinturas, sapatos ou navios.
A arte é um reflexo do ser humano e muitas vezes representa a sua condição social e essência de ser pensante.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015


Podemos investigar as possibilidades de formar cidadãos através do 
teatro, que pode oferecer o desenvolvimento social, emocional, afetivo e intelectual do homem. O ponto central dessa observação é a busca do interesse e dificuldade de concentração e integração no ambiente escolar. A pesquisa tenta compreender os aspectos psicológicos, filosóficos, sociais que influenciam atitudes fundamentadas em sentimentos de baixo estima. 

A pesquisa tem como base ideias de Platão na relação entre a arte com a educação: estudos de Vygotski com relação ao desenvolvimento psicológico do aluno. 

Objetivando a aproximação de alunos e educadores, notam-se mudanças no comportamento e aponta 
melhorias

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

 LÍNGUA PORTUGUESA É UM DESAFIO PARA OS CONCURSEIROS.


A língua portuguesa é muito mais do que gravar regras e macetes. Na verdade são suas regras que nos ensinam a escrever e a nos comunicarmos melhor. Mesmo tendo um povo totalmente alheio a regras gramaticais e com uma facilidade imensa para a criação de neologismos, os professores de língua portuguesa enfrentam todos os dias um desafio impressionante dentro das escolas, faculdades e cursos: o desamor, o desdém, o desprezo e a recusa.


A importância de se aprender as regras gramaticais, para se escrever textos melhores, aumenta a cada período, em: Nossa vida diária, profissional e principalmente em nosso convívio diário. Cada vez mais encontramos pessoas nos observando, e quando desprezamos o domínio mínimo da norma culta, principalmente na escrita, incorporando o coloquial diário, reduzimos a língua com uma criatividade espetacular.