terça-feira, 28 de abril de 2015

REFERENTE A OU REFERENTE À

Referente à é o correto. Se a palavra seguinte for masculina ficará referente AO, isso comprova que ocorre crase se a palavra for feminina.

Quem se refere, se refere a alguém ou a alguma coisa, a+a = à 
Portanto o correto é refente à (com crase)

 Se o caso for "referente a valores e prazos" (no que se refere a valores e prazos), não se usa crase.

Recanto das Letras



terça-feira, 21 de abril de 2015

Sintaxe

Sintaxe - É a parte da Gramática que estuda as relações que as palavras mantêm entre si na frase, ou seja, como elas se relacionam. A sintaxe compreende a concordância, regência e a colocação (especialmente dos pronomes oblíquos). 

quarta-feira, 15 de abril de 2015

ESCREVER BEM

Para escrever bem não é preciso muito. Basta ter uma boa idéia e seguir práticas simples.
Um texto cheio de estilo não serve para nada se as pessoas não conseguem entender o que você está dizendo. Preocupe-se, primeiro, em fazer com que os seus leitores entendam perfeitamente o conteúdo do texto, para, só então, pensar em adicionar palavras difíceis e afins.



terça-feira, 14 de abril de 2015

QUALIDADES DO TEXTO:


Destacam-se alguns fatores importantes para que se possa construir um texto com qualidade. O que é um texto? O que permite considerar um texto com qualidade? Coesão e coerência; clareza. Para entendermos a  noção  de coesão/coerência,  devemos levar em consideração os valores que  existe  de  uma palavra a  um  texto. A hierarquia que  determina a coesão/coerência, tendo em vista ser o texto um “todo” de significado, ou seja,  para considerarmos que  um texto  seja  um  “texto”,  temos que levar em consideração  sua  organização sintática semântica em primeiro lugar.  Assim, a coesão equivale à relação entre as palavras, entre as orações, entre os períodos,  enfim,  entre as partes que compõem um texto.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Interculturalidade

O conceito de interculturalidade está diretamente relacionbado com o conceito de educação, tanto um quanto outro são exigidos pela sociedade atual. Fenômenos como complexidade e multiculturalidade tem ligações intrínsecas ao mundo de hoje , tendo em vista, a globalização,povos migrando de um lugar para outro, minorias, hegemonias, e outros fenômenos sociais são realidades. A interculturalidade tem como desafio o fenômeno da globalização, levam-se em consideração algumas implicações, étnicas e culturais. No que tange identidade, homegeneidade e diversidade, esses eixos definem a interculturalidade, no âmbito da educação e suas instituições, entre os agentes os meios de desenvolvimento. Há também a formação de valores: paz, cidadania, direitos humanos, a igualdade, tolerância, educação multicultural. A interculturalidade não visa apenas à educação, mas também, a integração dos grupos sociais em sua plenitude, perante o individualismo e a cultura consumista e imediatista da globalização. A interculturalidade pressupõe que o estado deva trabalhar com base em uma educação democrática, transnacional, bem como a oposição à supremacia de culturas sobre outras. A interpretação hermética desses conceitos de valores como parte de uma cidadania global, educação, fusão da sociedade, justa, responsável, solidária tem como objetivo manter as diferenças culturais sem sobreposições e intolerâncias, ou seja, a sociedade moderna caminha no sentido transversal da interculturalidade que se coloca como instrumento para amenizar as diferenças. Pretende-se pensar em uma globalização de valores, de cultura, de formação, de identidades e de cidadania plena.



quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Como escrever bem uma Redação

Saber escrever é algo de grande importância, principalmente para redigir uma boa redação em concurso público. Saber se expressar de forma adequada e precisa, respeitando a ideia solicitada na prova e as normas da Língua Portuguesa pode ser complexo para algumas pessoas, mas seguindo algumas dicas de redação é possível aprender a redigir bem. Aprenda algumas dicas.


quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

SIGNIFICADO DE ARTE

Arte
substantivo feminino
  1. 1.
    habilidade ou disposição dirigida para a execução de uma finalidade prática ou teórica, realizada de forma consciente, controlada e racional.
  2. 2.
    conjunto de meios e procedimentos através dos quais é possível a obtenção de finalidades práticas ou a produção de objetos; técnica.

O que é Arte: 

Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepçãoemoções ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente.
A arte está ligada à estética, porque é considerada uma faculdade ou ato pelo qual, trabalhando uma matéria, a imagem ou o som, o homem cria beleza ao se esforçar por dar expressão ao mundo material ou imaterial que o inspira. Na história da filosofia tentou se definir a arte como intuição, expressão, projeção, sublimação, evasão, etc. Aristóteles definiu a arte como uma imitação da realidade, mas Bergson ou Proust a veem como a exacerbação da condição atípica inerente à realidade. Kant considera que a arte é uma manifestação que produz uma "satisfação desinteressada".
De acordo com o Romantismo, Vitalismo, Fenomenologia, Marxismo, surgem também outras e novas interpretações de "arte". A dificuldade de definir arte está na sua direta relação e dependência com a conjuntura histórica e cultural que a fazem surgir. Isso acontece porque quando um estilo é criado e estabilizado, ele quebra com os sistemas e códigos estabelecidos.
Arte é um termo que vem do latim, e significa técnica/habilidade. A definição de arte varia de acordo com a época e a cultura, por ser arte rupestre, artesanato, arte da ciência, da religião e da tecnologia. Atualmente, arte é usada como a atividade artística ou o produto da atividade artística. A arte é uma criação humana com valores estéticos, como beleza, equilíbrio, harmonia, que representam um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras.
Para os povos primitivos, a arte, a religião e a ciência andavam juntas na figura, e originalmente a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades.Para os gregos, havia a arte de se fazer esculturas, pinturas, sapatos ou navios.
A arte é um reflexo do ser humano e muitas vezes representa a sua condição social e essência de ser pensante.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015


Podemos investigar as possibilidades de formar cidadãos através do 
teatro, que pode oferecer o desenvolvimento social, emocional, afetivo e intelectual do homem. O ponto central dessa observação é a busca do interesse e dificuldade de concentração e integração no ambiente escolar. A pesquisa tenta compreender os aspectos psicológicos, filosóficos, sociais que influenciam atitudes fundamentadas em sentimentos de baixo estima. 

A pesquisa tem como base ideias de Platão na relação entre a arte com a educação: estudos de Vygotski com relação ao desenvolvimento psicológico do aluno. 

Objetivando a aproximação de alunos e educadores, notam-se mudanças no comportamento e aponta 
melhorias

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

 LÍNGUA PORTUGUESA É UM DESAFIO PARA OS CONCURSEIROS.


A língua portuguesa é muito mais do que gravar regras e macetes. Na verdade são suas regras que nos ensinam a escrever e a nos comunicarmos melhor. Mesmo tendo um povo totalmente alheio a regras gramaticais e com uma facilidade imensa para a criação de neologismos, os professores de língua portuguesa enfrentam todos os dias um desafio impressionante dentro das escolas, faculdades e cursos: o desamor, o desdém, o desprezo e a recusa.


A importância de se aprender as regras gramaticais, para se escrever textos melhores, aumenta a cada período, em: Nossa vida diária, profissional e principalmente em nosso convívio diário. Cada vez mais encontramos pessoas nos observando, e quando desprezamos o domínio mínimo da norma culta, principalmente na escrita, incorporando o coloquial diário, reduzimos a língua com uma criatividade espetacular.